Portuguese Language Stack Exchange is a question and answer site for linguists, teachers and learners wanting to discuss the finer points of the Portuguese language. It's 100% free, no registration required.

Sign up
Here's how it works:
  1. Anybody can ask a question
  2. Anybody can answer
  3. The best answers are voted up and rise to the top

A meu ver, a palavra bissexto é formada por dois morfemas: bi, dois, e sexto, seis; portanto a combinação destes morfemas pareceria significar "a cada dois seis (12) anos" ou "duas vezes em cada seis (3) anos".

Contudo, ignorando as restantes regras sobre se um ano o é ou não, os anos bissextos, que têm mais um dia para ajustar ao período de translação da Terra, ocorrem a cada 4 anos. Qual é portanto o motivo para este termo, a meu ver, impróprio? Qual é a sua origem?

share|improve this question
up vote 12 down vote accepted

De acordo do dicionário do latin "Lewis & Short", a palavra latim bi-sextus significou dia intercalar. Isto é porque, em vez de acrescentar um dia 29 ao mês de Fevereiro, os romanos duplicaram o dia 24. Os romanos contaram os dias do mês duma forma diferente do que hoje. O dia 24 de Fevereiro se escrevia

a.d. VI Kal. Mart.

que era abreviatura para

ante diem sextum Kalendas Martias

que significou

o sexto dia antes do primeiro do Março

Então neste sentido o dia intercalar era um dia "bi-sextum". O dia antes era o festival Terminália, que era considerado o dia final do ano religioso.

share|improve this answer
3  
Ingenuamente, eu achava que era 'bissexto' porque de 365 dias passava para 366, logo, com dois números seis.... – carla Feb 29 at 17:42

Your Answer

discard

By posting your answer, you agree to the privacy policy and terms of service.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.